terça-feira, 5 de junho de 2012

Série Sagas // Saga Tekken

O primeiro Tekken


O primeiro Tekken não era de se confiar, tinha cara de jogo mal acabado e com seus gráficos de polígonos era um tanto estranho. Ninguém podia imaginar que um dia esse pequeno jogo virasse um dos maiores jogos de lutas no dia presente.
Tekken é uma das primeiras franquias de Fighting Games, com o primeiro jogo aplicando muitos dos conceitos encontrados em Virtua Fighter, da Sega. Tal como acontece com muitos fighting games, os jogadores escolhem um personagem de uma linha, e envolvem-se em uma luta cara-a-cara com um adversário. Um torneio a nível mundial de artes marciais está chegando ao final, com uma grande bolsa de prémio monetário para o lutador que conseguir derrotar Heihachi Mishima na final da competição. O concurso é patrocinado por gigantes do grupo financeiro, o Mishima Zaibatsu. Há oito lutadores que permanecem depois de ganhar lutas em todo o mundo. O vencedor do torneio irá receber o título de King of the Iron Fist. Apenas um terá uma chance em derrotar Heihachi, e tendo em casa o prêmio em dinheiro e fama. Inicialmente, o jogador é capaz de escolher um desses oito combatentes no início do jogo, cada um com as suas próprias razões pessoais para entrar no torneio, além dos prêmios de dinheiro.


Tekken 2


O tekken 2 não mudou muito os gráficos já eram de se notar, e ainda alguns personagens novos.   
  O King of Iron Fist Tournament estava chegando ao fim. Uma grande bolsa de prêmios de dinheiro, que era para o lutador que poderia derrotar Heihachi Mishima na fase final, desde incentivo para os guerreiros de todas as partes do globo.
Financiado e patrocinado pela gigante grupo financeiro, a Mishima Zaibatsu, o primeiro King of Iron Fist Tournament começou com oito lutadores de todos os que tiveram saiu vitorioso de várias correspondências realizada em todo o mundo, todos reunidos por diferentes motivos, todos os que possuam as competências e poderes.
Muitas batalhas foram combatidas. Mas apenas um solitário guerreiro surgiu com o direito de impugnar Heihachi Mishima para o "King of Iron Fist". Este guerreiro era Kazuya Mishima, filho de Heihachi Mishima. Ostentando a cicatriz que lhe tinha dada pelo pai, Heihachi, ele entra em combate vicioso com ele, no passado, atingiu-o o fazendo com que ele cai-se em uma trincheira quando tinha cinco anos.
Depois de uma dura batalha que durou horas, Kazuya saiu vitorioso, utilizando o poder que lhe é concedido pela entidade sobrenatural conhecido como Devil.
Como o corpo de Heihachi ficou caido no terreno, Kazuya caiu para o seu joelho e levantou-o em seus braços. Kazuya caminhou lentamente à beira do mesmo precipício, onde seu pai havia jodado-o que era um criança. Ele observa a paisagem, e deixa o corpo de seu pai.
Dois anos se passaram. E Kazuya Mishima tornou-se lider a Mishima Zaibatsu e ainda mais com mais poder capaz
chegar a todos os cantos do mundo. Logo após a aparente morte de seu pai, Kazuya desaparece nas sombras. No entanto, rumores de seu imenso poder, e um lado negro, a pouco e pouco começam a se disseminar por todo o mundo.
Dois anos após o final do primeiro King of Iron Fist Tournament , a mensagem é retransmitida da fortaleza da Mishima Zaibatsu para as agências de noticiarios de todo o mundo anunciando um segundo King of Iron Fist Tournament com um prémio de mil vezes maior que o do primeiro.
Tal como antes de seu filho, Heihachi sobreviveu, graças à sua resistência sobrenaturais. Ele foi recuado para as montanhas para meditar, a fim de reaviver e reforçar a sua capacidade de combates. Ele entra no King of Iron Fist Tournament 2 a reclamar o seu conglomerado e dispor de Kazuya de uma vez por todas. Os papéis do principal protagonista e antagonista do primeiro jogo (Kazuya e Heihachi respectivamente) foram invertidas para Tekken 2, sendo Kazuya o personagem selecionado na última fase (com excepção do próprio Kazuya). Tal como o primeiro jogo do Tekken, existe uma canônica que termina. Heihachi voa em um helicóptero com Kazuya inconsciente, no sentido de um vulcão. Heihachi joga Kazuya no vulcão e foge.

Tekken 3


Tekken 3 foi o começo de tudo, foi o empurram que faltava para todos acreditarem que a saga Tekken tinha futuro.  Na conclusão no segundo torneio Tekken, Heihachi Mishima derrota e mata seu filho Kazuya e retoma o controle sobre a megacorporação Mishima Zaibatsu.
Quinze anos depois, Heihachi ouve boatos sobre uma força misteriosa atuando no México. Simultaneamente notícias correm o mundo sobre lutadores famosos que vem sendo atacados e algumas vezes mortos por uma misteriosa criatura, chamada Ogre por algumas tribos próximas ao local onde ela surgiu. Os aldeões dizem que Ogre é o deus asteca da luta, que veio do céu para viver entre os mortais. Heihachi manda seu grupo paramilitar, a Tekken Force, para investigar. Eles encontram um templo asteca onde Ogre vive, mas a ação não sai como planejado, pois o ser é muito mais poderoso do que imaginavam. Ao chegar, Heihachi encontra suas tropas dizimadas.
Pouco depois, nos escritórios da Mishima Zaibatsu, Heihachi recebe a visita de um adolescente que diz ser seu neto. Seu nome é Jin Kazama, filho de Jun Kazama e de seu filho Kazuya. Jin relata a Heihachi que Ogre atacou o lugar onde morava e matou sua mãe. Dias antes, ela o orientou que procurasse o avô caso algo acontecesse, pois havia pressentido a aproximação de um grande mal. Intrigado e com a ambição de ter aquele poder, Heihachi percebe a força e a sede de vingança de Jin e decide treiná-lo. Suas reais intenções, contudo, eram de atrair Ogre usando Jin como isca.
Algum tempo depois, quando Jin já se tornara um poderoso lutador, Heihachi anuncia o terceiro torneio King of Iron Fist Tournament (ou "Torneio Rei dos Punhos de Ferro"), esperando atrair a atenção de Ogre. Mas havia algo que Heihachi não sabia.

Tekken Tag tournament 

Tekken Tag tournament foi o primeiro jogo da série que chegou ao PlayStation 2. O jogo em si é muito bom, uma versão audaciosa com 38 personagens algo muito diferente na altura do campeonato. Uma novidade é que no jogo você pode controlar 2 personagens, o que isso significa, poder trocar de jogador na hora da luta para facilitar o combo.

Tekken 4 

Há dois anos atrás, Heihachi Mishima, dono da poderosa corporação Mishima Zaibatsu, falhou em capturar Ogre. Sem desistir, ordenou que seus investigadores buscassem amostras de sangue, tecido, pele e qualquer outro fragmento que restasse do monstro para começar suas experiências genéticas. A meta de Heihachi era criar uma nova forma de vida tão poderosa quanto Ogre. A pesquisa acabou dando errado e Heihachi ordenou uma invasão da Tekken Force aos laboratórios da G Corporation, uma empresa líder em biotecnologia que fazia avanços nos campos de busca biogenética, a fim de conseguirem algo que pudesse ajudar no sucesso de sua pesquisa científica. A missão ocorreu normalmente e a Tekken Force obteve sucesso. Após testes experimentais intensivos, os bioengenheiros chegaram a conclusão que era preciso um elemento adicional para que o plano de Heihachi funcionasse: o Devil Gene! Ele era a chave para criar com sucesso um organismo que pudesse continuar vivo. E Heihachi já sabia quem tinha esse gene: Seu neto, Jin Kazama, que venceu o Ogre e libertou Heihachi no King of Iron Fist Tournament 3. Assim que se libertou de Ogre, Heihachi deu um tiro na cabeça de Jin, que sobreviveu graças ao Devil Gene, nocauteou Heihachi e fugiu. Irritado com a traição do avô, Jin passou um tempo afastado das lutas e se transformou várias vezes em Devil Jin durante esse período.
Heihachi empreendeu uma verdadeira caçada por Jin, sem sucesso. Entretanto, durante essa busca, Heihachi descobriu uma fotografia que o motivou ainda mais: Era seu filho, Kazuya Mishima, o qual ele mesmo jogara num vulcão vinte e um anos antes, matando-o. Sabendo que o filho também possuia o Devil Gene, Heihachi desviou-se um pouco da sua meta, mandando a Tekken Force outra vez à G Corporation, agora em busca ao corpo de Kazuya, pois soube que a corporação havia encontrado seu corpo, extraido e analisado seus dados genéticos. De fato, Heihachi percebeu que a empresa rival estava a caminho de criar a tal forma de vida que ele tanto queria, usando esses novos dados, e que as partes remanescentes do corpo de Kazuya e os dados desta pesquisa estavam guardados em segurança máxima nos laboratórios da G Corporation em Nebraska e Nepal, respectivamente. A Tekken Force invadiu o laboratório de pesquisas de segurança máxima no Nepal, enquanto, ao mesmo tempo, uma unidade separada, liderada por Heihachi, se infiltrava na base subterrânea de pesquisas em Nebraska, onde os restos mortais de Kazuya estavam sendo preservados. Porém, observando de seu helicóptero, Heihachi percebeu que as coisas não estavam indo bem. Informações das tropas diziam que a primeira linha de força estava sendo rechaçada ainda do lado de fora da sala de armazenamento onde os restos de Kazuya estariam. De repente, uma grande silhueta emergiu lentamente da sala. Quando Heihachi pode ver claramente através de seu monitor, ele percebeu imediatamente que era Kazuya, ressuscitado na base de pesquisas da G Corporation! Aproveitando que os planos de Heihachi não estavam seguindo como previsto, Kazuya desapareceu nas chamas por entre os integrantes armados da Tekken Force no laboratório. Heihachi estava enfurecido com o repentino sumiço de Kazuya e descontou a sua raiva nos seus subordinados que haviam relatado a fuga. Dr. Abel, conselheiro científico da Zaibatsu, disse a Heihachi que seria melhor usar essa fúria em uma maneira mais rápida possível de encontrar Kazuya. Refletindo melhor, Heihachi pensou em um novo plano, enquanto um sorriso maléfico aparecia em seu rosto.
O fato é que os cientistas da G Corporation haviam recolhido os restos mortais de Kazuya no vulcão onde fora lançado e conseguiram recriá-lo num tipo de processo de clonagem. Só não conseguiram descobrir como ele manteve todas as suas memórias anteriores. Após a sua ressureição, Kazuya ofereceu seu corpo como material de pesquisa para determinar a verdadeira natureza do demônio que o habita, com o objetivo de unificar seus dois egos, acreditando que só assim aproveitaria verdadeiramente os poderes de Devil e finalmente se vingaria de Heihachi e da Mishima Zaibatsu. Sabendo que Kazuya não resistiria à chance de se vingar e de tomar o controle da Mishima Zaibatsu, Heihachi anuciou o King of Iron Fist Tournament 4 e colocou o MFE (Mishima Financial Empire) como prêmio máximo. A pessoa que derrotasse Heihachi e se tornasse o campeão do torneio iria controlar a Mishima Zaibatsu. Kazuya, bem ciente de que o torneio era apenas uma armadilha criada por seu odioso pai, não desperdiçou a chance de derrotá-lo. O Tekken 4 já havia começado!


Tekken 5

A final do King of Iron Fist Tournament 4 estava chegando. Jin Kazama lutaria com Kazuya Mishima para decidir quem ia lutar com Heihachi Mishima na final do torneio. Porém Heihachi Mishima o sequestra e o acorrenta em seu dojo, na luta Kazuya interessado no Devil Gene de Jin pergunta seu paradeiro, Heiachi disse que Jin estava aprisionado e depois de sua luta ele o levaria até o dojo de encontro ao Jin. Kazuya vence a luta e sem perder tempo exige o combinado. Ao chegar no dojo Jin se desperta de um pesadelo com seu pai, tendo o visto em pessoa resolve enfrenta-lo, apos vencer Kazuya Jin enfrenta Heiachi que queria seu Devil Gene para si, Jin o enfrenta e no golpe final Jin manisfesta sua raiva se transformando em Devil Jin, antes de matar Heiachi, Devil Jin vê a imagem de sua mãe Jun Kazama na imagem de buda, Devil Jin cessa o golpe e sai do dojo voando, sem dar a mínima para o prêmio.
Meros momentos depois da partida de Jin, helicópteros começam a aproximar-se do dojo. O som acorda Heihachi e Kazuya, e, momentos mais tarde, um esquadrão de Jack-4 invade Hon-Maru, já em algumas ruínas. Heihachi e Kazuya se unem para lutar contra os Jack-4, vencendo os andróides juntos. Mas Heihachi começa a perder sua força. Kazuya tira proveito disto, e joga seu pai para cima dos Jack-4, que se amontoam sobre ele enquanto Kazuya foge. Segundos mais tarde, um Jack-4 ativa uma bomba e destrói o dojo. A única testemunha da explosão é um misterioso agente, conhecido como Raven, que declara Heihachi morto para seus superiores. Raven é atacado por um Jack-4, que rapidamente é fatiado ao meio. No dia seguinte, a morte de Heihachi é anunciada em todo o mundo, e todos começam a prever o fim da Mishima Zaibatsu. Mas Heihachi ainda está vivo. Ele acordou no fim do torneio e, quase derrotado por Raven, Heihachi diz que na explosão ele apenas foi jogado em uma rocha.
No entanto, não foi Heihachi que tomou o controle da empresa, foi outra pessoa e o jogo continua como sempre. Dois meses depois, o King of Iron Fist Tournament 5 foi anunciado. Entretanto, Jin Kazama e seu Devil Gene estão furiosos, ele decide procurar por uma das responsáveis pela mudança de entrar no torneio. Kazuya também entra para saber exatamente quem na G Corporation enviou o Jack-4. Com o progresso de Jin e Kazuya no torneio, o misterioso organizador é finalmente revelado: Jinpachi Mishima, pai de Heihachi e que tem estado desaparecido nos últimos trinta anos. Jinpachi é o fundador da Mishima Zaibatsu e foi um respeitado mestre das artes marciais até que seu ganancioso filho, Heihachi, tomou a companhia e o prendeu sob Hon-Maru onde Jinpachi morreu de fome até que o Diabo assumiu sua mente (assim como um Devil Gene).
Seus poderes se ampliaram graças a uma pequena quantidade de sangue de Devil Jin que caiu sobre ele. A partir de agora, o Devil Gene está lentamente consumindo-o, e Jinpachi anunciou o torneio na esperança de alguém matá-lo e pôr um fim ao seu reinado de terror, antes de sequer começar. Kazuya entra no torneio, vence alguns competidores, mas perde para Eddy Gordo que quase o mata. Já Jin derrota vários competidores em sua forma Devil e, no final, volta a sua forma normal novamente. Ao fim, Jin consegue derrotar Jinpachi, tornando-se o novo dono da Mishima Zaibatsu. Apesar de aparentemente Jin ter vencido o torneio(já que se tornou o novo presidente da Zaibatsu, saindo-se melhor que os demais competidores), outros se destacaram durante a competição e em meio á toda confusão, o torneio chega ao fim sem que se declare um campeão.


Tekken Dark Resurrection

Após a conclusão do King of Iron Fist Tournament 4, uma intensa batalha entre pai e filho, Kazuya Mishima e Jin Kazama, tomou conta de Hon-Maru, um dojo da família Mishima. Assim que Heihachi viu o corpo de Kazuya inconsciente no chão, no mesmo momento ele disse: "Como você é patético... Eu já sabia da sua covardia". Pelas palavras de Heihachi e por suas lembranças de dois anos atrás (durante o terceiro King of Iron Fist Tournament), Jin começa a lutar contra Heihachi. E por lembrar da pequena luta de dois anos atrás, Jin começa a manifestar os poderes do Devil que habitam nele, poderes dos quais foram herdados de seu pai, Kazuya.
Logo após ser derrotado pela força desumana de Jin, Heihachi retoma a consciência ao lembrar-se das últimas palavras de seu neto antes de quebrar o teto e voar de Hon-Maru: "Agradeça a minha mãe, Jun Kazama". Os sons da batalha agora dão lugar ao silêncio. Silêncio no qual só foi interrompido pelo motor de um avião que se aproximava rapidamente. Os sons do motor aumentavam, um grupo de Jack-4s acabara de entrar destruindo todo o teto de Hon-Maru. No início, Heihachi suspeitou que Kazuya e seus associados da G Corporation eram os responsáveis pela intrusão.
Porém, ele percebeu que Kazuya estava tão confuso quanto ele ao ataque surpresa. "Quem os emitiu? Porque vocês estão aqui?" - disse Heihachi antes dos primeiros ataques dos JACKs. Sem nenhuma resposta e com pouca escolha, Heihachi e Kazuya Mishima deram uma improvável trégua e se aliaram para lutar lado a lado contra o esquadrão de Jack-4s. Os reforços apareciam tão rapidamente que nem dava para destruir todos os JACKs. Heihachi, sentindo o peso da sua idade, começa a se cansar e perder sua respiração. Aproveitando-se da situação, Kazuya usa a oportunidade que tem para sair de Hon-Maru e deixar seu pai sozinho na luta jogando-o no meio do esquadrão de JACK. Logo em seguida um dos Jack-4s ativa a auto-destruição e explode o dojo.
No alto de uma montanha próxima, a explosão é assistida de perto por um personagem desconhecido até então, Raven, que na mesma hora comunica a seus superiores: "Heihachi Mishima... Está morto". Neste mesmo momento, um Jack-4 ataca-o desprevenido, mas é cortado ao meio. No dia seguinte, a notícia de que Heihachi Mishima estaria morto se espalhou rapidamente em todo o mundo. A maioria das pessoas acreditavam que a morte de Heihachi resultaria no fim da Mishima Zaibatsu, mas misteriosamente uma pessoa desconhecida tomou o controle dela, e os negócios continuaram normalmente, era o pai de Heihachi, Jinpachi Michima. Um mês depois a Mishima Zaibatsu anunciou que iria lançar o King of Iron Fist Tournament 5, e o motivo desta vez foi diferente dos demais, a intenção de Jimpachi era ser derrotado por quem chegasse à batalha final. Ele queria que alguém o matasse pois estava prestes a ser dominado pelo seu lado maléfico, e as consequências disso seriam incalculáveis. Antes de Tekken  Jimpachi era o fundador da Michima Zaibatsu e foi derrotado por se filho, Heihachi, e preso no dojo Hon-Maru. Lá, Jimpachi ficou anos preso e acabou se rendendo às tentações do demônio (semelhante ao Devil) resultando na sua decisão de fazer King of Iron Fist 5.

Tekken 6
Tekken 6 praticamente foi o melhor da saga com seus gráficos perfeitos e jogabilidade muito boa trouxe de volta alguns personagens que se perderam durante a saga. Desta vez, o organizador do torneio é Jin Kazama, e a história segue o seu final em Tekken 5 (isto é, a ascensão à liderança da Mishima Zaibatsu através da vitória no torneio anterior). Jin agora tem ambições, usando seus recursos dentro da organização para se tornar uma superpotência global. Ele rompe os laços nacionais da Mishima Zaibatsu e, abertamente, declara guerra a várias nações, colocando o mundo em um caótico espiral. Kazuya está ciente disso, julgando que a interferência de Jin em seus próprios planos para dominação global são um grande incômodo. Agora encarregado da G Corporation (deixada em seu comando após uma grande revolta entre os líderes da companhia), Kazuya é a única pessoa que pode se opor a Jin, oferecendo uma recompensa a qualquer um que capturá-lo. A resposta de Jin foi organizar o novo torneio para enfrentar Kazuya e destruir a G Corporation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário